quarta-feira, 7 de novembro de 2012

* 29/06/2002 (Peru) - Matchu Pitchu .. superando alguns desafios

Após quase 2 meses do falecimento da minha mãe decidi viajar. Colocar uma mochila nas costas e ir em direção a Lima. Quando a 'Dona Luisa' era jovem ela trabalhou numa agência de turismo e visitou a capital do Peru. Ainda tenho algumas fotos dela, linda, nesta cidade. Assim, como se eu fosse em busca de uma mensagem escondida em algum lugar .. decidi ir para Matchu Pitchu e passar por Lima.
Terminei as provas do terceiro semestre da faculdade, li algumas dicas na internet durante alguns poucos dias, peguei USD 400 e fui com a cara e a coragem que eu nunca tive antes: viajar sem dinheiro e sem planejamento, mas com um propósito .. acalmar a minha dor.
A idéia era anotar todos os meus gastos. Chegando nos quase USD 200 voltar para casa. hehe. Vou resumir a minha viagem, que é longa e intensa, pois o intuito deste post não é falar que eu gastei menos de USD 400 em 40 dias de viagem, e sim falar um pouco de onde surgiu esta "força" de viajar pelo mundo.
Fiz a viagem toda por terra, ônibus de São Paulo até a Corumbá, o famoso trem da morte, mais ônibus, ... mas quase sempre pegando os ônibus locais, pois saía mais barato que os de "longa distância". Quanto aos albergues, sempre o mais barato que eu poderia encontrar, pedi inclusive para dormir no chão de um restaurante que estava fechando (e dormi). Fiquei em cada "espelunca" por USD1 a noite! Comia as comidas que vendiam na rua. Era super barato! Deve ter pego 'uns par' de lombriga certeza!
Fui para Lima antes de fazer a trilha inca. Lá não achei nada do que eu procurava (será que era a tal mensagem?). Fui então para Matchu Pitchu. Não me lembro com quanto dinheiro eu estava, mas com mais da metade. Ufa =) Para economizar, decidi não pegar uma agência de turismo (USD130!!), iria eu mesmo carregar a mochila, barraca, comida durante todo o trajeto. Consegui um guia e alguns companheiros. Paguei USD 65! Fizemos a trilha em 3 dias (esta trilha se faz em 4 dias), para isso, andamos 12 horas nos 2 primeiros dias. Andamos inclusive no breu absoluto. Caí por diversas vezes.
Durante esta trilha, passei fome (só tinha miojo e barras de cereal), frio (chegou a -15oC no topo), exaustão (a trilha não é fácil, com 10kg nas costas e andando mais que o usual.. nem se fale!) e perdi a unha do dedão do pé direito.
Durante toda a viagem, o que inclui a trilha inca, eu usei o tênis da minha mãe. Era como se fosse uma homenagem a ela .. provar que eu era forte. Só tinha um detalhe: ela usava 35 e eu 37 (tênis). Achei que eu aguentaria este desafio de usar um tênis menor. Pelos meus 40 dias de viagem posso dizer que não pensava nesta dor, mas sim na dor da perda de alguém tão querido.
Após esta viagem tudo mudou na minha vida: surgiu o amor de viajar. E viajar sem muito dinheiro, sem muitos planejamentos. Acho que foi aqui, que esta tal "Coragem" que as pessoas comentam, surgiu.

Está bem resumido .. mas hoje (Batumi, 7 de novembro de 2012), lembrei da história do tênis que quase ninguém sabe.

Um comentário: