segunda-feira, 15 de novembro de 2010

13/07/2005 (Kosovo) – Eu em Kosovo

Peguei o bus de noite (night bus).. adoro fazer isto para guardar o dinheiro de uma noite de hostel. Tudo bem que nesta época eu estava dormindo em estação de trem, usando o site hospitality club (http://www.hospitalityclub.org/), varando a noite em cyber café, acampando em lugares proibidos, etc .... ok .. outras historias !!!
Achei que iria dormir tranquilamente .. Nada !! No meio da noite teve vistoria no ônibus. Ao chegar na ‘fronteira’ de Kosovo tive que mostrar o meu passaporte para alguns soldados que entraram de escopeta dentro do busão !!! Nossa, precisava de tanto?? Enfim .. foi tranquilo.
Cheguei de manhã em Prístina, comecei a andar pela cidade .. não tinha muito o que fazer. Mas era tudo bem tranqüilo mesmo. As pessoas me olhavam esquisito. Acho que eu era a única turista naquele lugar. Será??
Tentei ligar para os meus ‘amigos-soldados-argentinos’. Eles estavam no campo. Deixei mensagem para eles ! “Eu estou aqui !! Aqui em Kosovo !!! uhuuu“ (haha .. ate parece que deixei assim). Tentaria depois. Porém, não sabia o que fazer. Será que eu iria para Prizren? Fui. Ok.Neste lugar achei melhor não pegar carona. Não estava me sentindo muito confiante nesta tarefa. Logo arrumei um ônibus para ir para Prizen. Cidade linda !!!

Prizren: Olha como parece tranquila a cidade!!

Descrição do que eu vi:
- céu azul e sol radiante que iluminava a cidade;
- muito verde;
- rio que cruzava o lugar;
- pessoas com caras felizes;
- pessoas que olhavam para mim (alias acho que 95% das pessoas olhavam para mim!!);
- de cada 3 civis, 2 eram soldados;
- de cada 3 veículos, 2 eram tanques, e alguns eram jipes de guerra;
- placas de perigo;
- arames farpados espalhados pela cidade; ...

Exemplo de placa que eu encontrava andando por Prizren.. hehe
Viu? Tranqüilo !!
Tentei ligar novamente para os meus ‘amigos’. Eles não poderiam me ajudar. Disseram que não tinham permissão para sair naquele dia. Ou seja, eu estava “sozinha” naquele lugar que estava com marcas de guerra em todos os lugares, no meio de soldados com escopetas, atravessando a rua e esperando os tanques passarem. Realmente eu estava em um lugar “errado”.
As pessoas me paravam na rua para falar comigo. “Por que você veio aqui?”, “não existem turistas nesta cidade!”, “até que é seguro aqui” .. E para explicar para as pessoas a minha diarréia mental?? Nem sei o que eu respondia. Acho que eu só sorria para as pessoas e fazia cara de paisagem. Era o melhor a fazer.
Passei o dia inteiro com a mochila nas costas (uns 10kg), aproveitando o visual, visitando alguns museus, andando pelos cantos da cidade ... Nenhuma bomba estourou, nenhuma bala perdida cruzou meu caminho, ... viu? disse que era tranqüilo !!

Tenho mania de sair andando .. depois da placa, tive que parar de andar. 
Deste ponto eu não passava. Rs

Não tinha mais o que fazer por lá. Voltei para Prístina e de lá .. próximo destino: Bósnia e Herzegovina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário