terça-feira, 9 de novembro de 2010

Julho/2005 (Kosovo) – Where the hell is Kosovo?

Estava eu em um hostel em algum lugar na Sérvia.. já nem lembro que cidade era. Conheci uns argentinos. Eles eram bem empolgados.Conversa vai conversa vem e descubro que eles estavam de folga do trabalho, trabalho em uma missão pela OTAN. Eles eram soldados argentinos que foram para a Sérvia  com o intuito de promover a paz em Kosovo. Legal !! Missão de paz !!
Ok .. um parágrafo pequeno sobre o lugar: após fazer parte de inúmeros impérios (Romano, Bizantino, Otomano, etc), passar por guerras (a mais recente a Guerra de Kosovo em 1999) e ter governo provisório sob tutela da ONU, em fevereiro de 2008, Kosovo tornou-se independente da Sérvia. Porém, ainda existem paises que não reconhecem sua independência (ex. Rússia).
Pois bem, o meu problema (um dos vários) é que eu adoro escutar conselhos e quanto mais toscos são, mais eu me interesso!! Só pode ser isto!!
Depois de descobrir que eles estavam em missão de paz, perguntei como era o lugar. Resposta: Super legal; devido aos milhares de soldados, era seguro; não era muito turístico, mas bem bonito, bla blá. E mais !! Eu poderia visitá-los no acampamento base lá em Prizren, uma cidade ao sul de Pristina, “capital” de Kosovo!! Bacana!! Estava decido, Angelina iria a Kosovo!!
(ok .. muitos pensaram .. uma anta mesmo, quem vai num acampamento de soldados argentinos no meio do nada?? .. eh .. )
Contei empolgado para o meu amigo Hannes que iria de Belgrado para Prístina ! Até ele se empolgou em conhecer um lugar novo, diferente ! Ele estava decido a ir comigo. Procuramos no google e a primeira mensagem que encontramos foi do tipo “há 7 dias estouraram 2 bombas na capital Prístina”. Fiquei besta! O lugar não estava em paz? Onde estavam os soldados? Que caralho de bombas eram estas???
Sim. Não li nada sobre Kosovo. Não li nada sobre o motivo da paz. Li na hora as primeiras noticias que apareceram na internet. O Hannes olha para minha cara e pergunta se eu ainda queria ir. Óbvio que sim!! Eram só duas bombas sem ninguém ferido !! A população estava somente mostrando o seu descontentamento com a situação política do país. Simples assim.
Ahhannn
=)

Tão óbvia quanto a minha decisão de ir, foi óbvia também a decisão do Hannes de viver. Ele ficou em Belgrado. Peguei o busão para Prístina (Prishtiné).




To be continued ...


Um comentário:

  1. CONTINUA! CONTINUA! CONTINUA!!!!
    Tô adorando muuuuito!
    Te amo, Amiga!!!!!!!!!

    ResponderExcluir